Comentários sobre: Economia e direito são opostos um ao outro? http://www.criticaconstitucional.com/economia-e-direito-sao-opostos-um-ao-outro/ Wed, 26 Nov 2014 07:17:00 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.0.1 Por: Marcelo Xavier http://www.criticaconstitucional.com/economia-e-direito-sao-opostos-um-ao-outro/#comment-341 Wed, 20 Aug 2014 14:35:28 +0000 http://www.criticaconstitucional.com/?p=819#comment-341 Professor,

Aprecio seus comentários aqui postados, inclusive quando não concordo com os conteúdos. No caso em questão a reprodução das condições de vida sempre exigiu algum tipo de organização, seja pelo costume, pela tradição etc. A ideia muitas vezes propalada nas cadeiras de graduação de que há uma autonomia do direito em relação economia não passa de um desleixo acadêmico. Como bem colocado por ti, prevalece um condicionamento recíproco entre as duas instâncias, ora sobressaindo uma ou outra.
No que toca a consecução dos direitos sociais citados (saúde, educação e previdência) é fato que estes respondem, grosso modo, às oscilações do ciclo econômico. Entretanto, as história da economia brasileira evidencia, em diversos momentos, que há uma série de elementos na formação social que obstam tais direitos, tendo como cerne ao meu ver, o patrimonialismo e suas emanações tanto no Direito como na Economia.
Em termos percentuais de investimento, acho temerário tecer comparações entre países, principalmente com os desenvolvidos. Vale lembrar que o Brasil é uma país subdesenvolvido ( não como a mesma conotação das décadas passadas), porém ainda padece de mazelas “proto-capitalistas”
Quanto à sustentabilidade do sistema previdenciário, há realmente um conjunto de variáveis que jogam contra o equilíbrio financeiro, sobretudo débitos colossais de grandes empresas e inúmeros perdões camuflados de dívidas. Some-se a isso a gestão temerária feita ao longo de décadas que dilapidaram o sistema enquanto era superavitário. Há de se fazer um ajuste, mas não sobre os beneficiários.

]]>
Por: Fábio Almeida http://www.criticaconstitucional.com/economia-e-direito-sao-opostos-um-ao-outro/#comment-340 Tue, 19 Aug 2014 13:37:03 +0000 http://www.criticaconstitucional.com/?p=819#comment-340 Que notícia de suspensão dos trabalhos? Temos publicado pouco, mas não pararemos nossos trabalhos não!!

]]>
Por: Marco Tura http://www.criticaconstitucional.com/economia-e-direito-sao-opostos-um-ao-outro/#comment-339 Tue, 19 Aug 2014 13:27:57 +0000 http://www.criticaconstitucional.com/?p=819#comment-339 Parabéns pela análise que só confirma o que já pensava a seu respeito e a respeito dos demais integrantes do projeto Critica Constitucional.
Espero que a noticia de suspensão dos trabalhos não se confirme.
Abraços.

]]>
Por: pablo holmes http://www.criticaconstitucional.com/economia-e-direito-sao-opostos-um-ao-outro/#comment-338 Tue, 19 Aug 2014 13:09:00 +0000 http://www.criticaconstitucional.com/?p=819#comment-338 Eu só suspeito que pode haver também direito sem estado. E o problema entre direito e economia é outro. É muito improvável que eles entre em ciclos de acoplamento que produzam crescimento e garantia de direitos. Na história, a maior parte dos exemplos é de um expansionismo (sobretudo da economia, mas que tb pode ser do direito) que destroi outras formas de estruturação de expectativas sociais. Economia destroi o direito quase sempre, e assim socava suas próprias condições de funcionamento.

]]>